
ORTODONTIA
Ortodontia é o ramo da odontologia especializada em diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é má-oclusão, que significa uma relação de contato incorreto entre os dentes superiores e inferiores.
A Ortodontia visa a harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.
Quando procurar um profissional?
O profissional que atua no ramo da Ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em Ortodontia qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas de mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade é comum observarmos problemas relacionados ao hábito de chupar chupeta, à respiração bucal e interposição lingual ( falar ou engolir projetando a língua entre os dentes). O exame precoce permite que se detecte e trate problemas dentais e ortopédicos (esqueléticos).
A ortodontia pode tratar pacientes adultos?
No passado o tratamento ortodôntico estava associado a crianças. Entretanto o processo básico de movimentação dental é o mesmo em qualquer idade, com isso, adultos também podem se beneficiar com a Ortodontia.
Considerando o correto alinhamento dos dentes superiores e inferiores, o contato adequado favorece a mastigação.
Dentes que “não se encaixam” corretamente são mais difíceis de serem limpos e consequentemente mais fáceis de sofrer cáries, doenças de gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação podendo acarretar dores de cabeça e na região de pescoço, ombros e ouvidos.
A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora quando dentes, lábios e face são conduzidos a harmonia. Neste caso o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social e profissional e também melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação a vida.
Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?
E se os problemas ortodônticos não forem tratados?
Dentes protruídos (para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas.
Dentes mal posicionados favorecem o aparecimento de cáries e doença periodontal (perda de osso em volta dos dentes) devido a dificuldade de escovação.
Dentes desalinhados podem prejudicar a auto estima do indivíduo, além de favorecer o aparecimento de dores na região de cabeça e pescoço.
Dicas para um tratamento ortodôntico de sucesso:
• Compareça sempre as consultas agendadas para manutenção do seu aparelho;
• O uso do aparelho ortodôntico exige cuidados maiores com a higiene bucal. Nós acompanharemos você durante todo o tratamento e daremos as orientações necessárias para a boa conservação e limpeza do seu aparelho;
• Procure sempre cumprir as orientações que passarmos a você sobre os cuidados com sua alimentação para que não quebre ou danifique seu aparelho.
• LEMBRE-SE: a sua colaboração é muito importante para que seu tratamento seja bem sucedido. O tempo de duração de seu tratamento ortodôntico depende muito de você!